\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2013/2014 - V

segunda-feira, dezembro 23, 2013

Desabafos 2013/2014 - V

Vive-se por estes dias o chamado Espírito de Natal. Amanhã, dia 24, tem lugar a consoada e a troca das prendas de Natal. Para os Católicos, há ainda a solene Missa do Galo.
A História das Religiões ensina-nos que a Igreja Católica aproveitou as festas pagãs do Solstício de Dezembro para instituir a celebração do Nascimento de Jesus.
O seu significado, a Vida, a Criação da Vida, vai muito para além do que hoje é o Natal, nesta Europa cada vez mais não-religiosa.
A Instituição Família está corrompida, e ela é o alicerce da Sociedade que o Cristianismo construiu ao longo dos séculos, tal como a Defesa da Vida. E hoje, estes Valores que deviam ser perenes, são fortemente combatidos.
Enquanto a hierarquia máxima da Igreja Católica aproxima o seu pensamento das correntes anti-cristãs quanto aos Valores da Família e da Vida, em África, na Ásia e no Médio Oriente, Igrejas Católicas são vandalizadas, queimadas, destruídas, os Cristãos dessas terras são insultados, agredidos, mortos.
Enquanto nascem novos Mártires do Cristianismo, na opulenta Roma discute-se o ‘Sexo dos Anjos’, tal como acontecia quando os bárbaros entraram em Constantinopla.
É Natal. Vivemos esta quadra natalícia acreditando que ainda é possível voltar a encontrar o verdadeiro Espírito de Natal, longe deste consumismo, a nova forma de dessacralizar uma data tão importante no calendário do Cristianismo.
Um Santo Natal e Paz na Terra aos Homens de Boa-Vontade.
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 23/12/2013
Mário Casa Nova Martins