\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2013/2014 - XI

terça-feira, março 18, 2014

Desabafos 2013/2014 - XI

 
Acordaram o ‘Urso’. Já o tinham feito a propósito da Geórgia. E perderam.
Depois provocaram-no na Síria. E perderam.
Agora na Ucrânia voltaram a acordá-lo. E estão e vão perder!
A Rússia recuperou a sua identidade com o fim do Comunismo. Em seguida, era o tempo de sarar as feridas provocadas por tão longa ditadura. Agora é tempo da afirmação.
Os EUA não souberam ganhar o pós-Guerra Fria, muito fruto de contínuas presidências ligadas ao Partido Democrático. O Ocidente democrático venceu o Oriente comunista, mas o Leste da Europa tem vindo a recuperar o tempo perdido com as ditaduras comunistas.
E a Rússia, outrora o Império do Mal nas sábias palavras de Ronald Reagan, como que renasceu no concerto das Nações que geopoliticamente mandam no Mundo.
Hoje a Rússia é novamente a principal Potência Continental, muito graças aos erros e fracassos geoestratégicos dos EUA.
Mas a União Europeia, liderada pela Alemanha também no plano político, ao continuar refém da estratégia imperialista americana, esquece que as suas fronteiras a Leste pegam com a Rússia, aquela Rússia que se assume europeia e que quer partilhar com a União Europeia a liderança de uma Europa do Atlântico aos Urais, de Lisboa a Moscovo.
E no meio desta contínua disputa Leste-Oeste na Europa, por culpa dos EUA, a China aumenta a sua influência no Pacífico e no Mundo.
Só os EUA parecem não compreender que como Potência Marítima, são cada vez mais uma ilha isolada.
China e Rússia, outrora inimigos, estão hoje mais perto de serem as potências mundiais dominantes, face a uns EUA cada vez mais frágeis.
E a União Europeia tem que a estudar a História do Século XX, se quiser sobreviver a estas mudanças no posicionamento geopolítico.
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 17/03/2014
Mário Casa Nova Martins