\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2013/2014 - XIII

terça-feira, abril 15, 2014

Desabafos 2013/2014 - XIII

No próximo dia 27 de abril começa a ser construída na Arábia Saudita a Kingdom Tower, que será o edifício mais alto mundo.
A Kingdom Tower, com fundações até 200 metros abaixo do solo, terá um quilómetro de altura, com um custo estimado em 890 milhões de euros.
A natureza humana é capaz de tais feitos.
Mas é também fruto da natureza humana a dificuldade sentida em encontrar o avião que subitamente desaparecera dos radares em pleno Oceano Índico, mesmo utilizando a mais moderna e sofisticada tecnologia.
O homem há muito perdeu o sentido do transcendente e do sagrado. O homem considera-se o senhor dos destinos da humanidade, do planeta e do universo.
Para o homem tudo é matéria, tudo se pode reduzir a teoremas, fórmulas e equações matemáticas, mais ou menos complexas para os iniciados, e inteligíveis para os profanos.
A própria vida deixou de ser um valor em si, para passar a ser algo que pode ser impunemente destruída, fruto de teorias fraturantes e igualitaristas, tornadas seitas de tipo milenarista, apocalíptico.
O cientismo, tornado religião oficial de um tempo final, galopa desenfreado, conduzindo as gentes para o mais feroz totalitarismo do pensamento único.
Enquanto isso, os radicalismos de toda a índole ganham força, tornando a sociedade cada vez mais frágil na sua orgânica.
Ontem foi Domingo de Ramos, hoje começa a Semana Santa, vive-se o Tempo Pascal, um tempo da maior importância no ritual Cristão.
Páscoa significa passagem. A Sexta-feira Santa celebra a morte de Jesus e o Domingo de Páscoa a sua Ressurreição.
Interpretar o Mistério da Páscoa, e vivê-lo, é compreender que o Divino é imanente ao Homem, mas este há muito que o esqueceu.
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 14/04/2014
Mário Casa Nova Martins
* http://www.radioportalegre.pt/index.php/desabafos/mario-casanova-martins.html