\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos, 2014/2015 - VIII

terça-feira, dezembro 30, 2014

Desabafos, 2014/2015 - VIII

Que ano o de 2014! O balanço do ano levará anos a ser feito, mas nele há acontecimentos que já são História.
A prisão de um ex-primeiro ministro indígena, não passa de um fait-divers, face às convulsões económicas e sociais, e geopolíticas, que o abaixamento do preço do barril de petróleo gera.
Com uma energia barata, a economia ganha força face à estagnação que acontece na União Europeia, da qual Portugal é parceiro ultraperiférico.
Nesta terra que há muito deixou de ter Voz no concerto das Nações, grave é o que se passou com o desmoronamento do ‘império Espírito Santo’, provando-se quanto os impérios têm pés-de-barro! A História está cheia de exemplos, enquanto os Cemitérios estão cheios de insubstituíveis. Mas, será que ‘a culpa morre solteira’?
O ‘abraço de urso’ que os EUA estão a fazer à Rússia, com a conivência da EU, deixa os europeus numa situação de maior dependência dos americanos, sem que ganhem algo no tabuleiro do xadrez político mundial.
Cada vez mais países reconhecem o Estado da Palestina, enquanto o Estado Islâmico continua a existir porque há interesses regionais que assim o determinam.
A falência do famigerado multiculturalismo abre caminho ao regresso dos Nacionalismos.
Roma cada vez é mais um Estado onde os interesses florentinos se sobrepõem à busca da Paz e da Liberdade dos Povos, como é exemplo a recente recusa do Papa jesuíta em receber o Dalai Lama.
Os vindouros muito terão para descobrir no ano de 2014, um tempo atípico para Portugal e para os Portugueses de Boa-Vontade, onde quer que estejam!
Cada vez mais, há que ter Saudades do Futuro!
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 28/12/2014

Mário Casa Nova Martins
*
http://www.radioportalegre.pt/index.php/desabafos/mario-casanova-martins.html
*