\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2016/2017 - IX

terça-feira, janeiro 03, 2017

Desabafos 2016/2017 - IX

Começou um novo ano. Tudo concorre para que se pense que o futuro será melhor que o presente, e ainda melhor que o com o passado. Mas quem estiver atento à realidade que o cerca, sabe que este 2017 será um ano de muitas decisões no campo político-eleitoral, que vão de sobremaneira afectar Portugal e os portugueses.
As eleições em França e na Alemanha vão influenciar o futuro próximo da UE, e seja qual for o resultado, ganhe quem ganhar, o Portugal ultraperiférico desta Europa cada vez mais desunida, ficará ainda mais marginal quanto a decisões da eurocrática Europa. E Portugal depende em tudo da Europa!
As eleições autárquicas do próximo outono em Portugal, nada trarão de novo ao país, a não ser um maior endividamento das autarquias, fundamentalmente por má gestão autárquica.
Por incrível que possa parecer, o dito Poder Local é cada vez mais associado a caciquismo. A actual classe política local há muito que cultiva a Lei de Gresham, segundo a qual «a má moeda expulsa a moeda boa».
Assim, em quem confiar o voto? Em quem votar as próximas eleições autárquicas?
A ‘profissionalização’ da política por parte dos principais partidos políticos, a criação de ‘famílias’ dentro dos partidos políticos, veio criar uma teia de interesses corporativos, que são um mal para a Democracia.
O «pão e circo» que os candidatos oferecem às gentes, são ‘passaporte’ para a vitória. E quem mais ‘oferecer’ é que ganha. A ideologia, a seriedade, a honestidade, a competência, são ‘coisas do passado’. Hoje o que importa é a demagogia, a mentira, a má formação moral e cívica.
Mário Casa Nova Martins
Rádio Portalegre, 2 de Janeiro de 2017