\ A VOZ PORTALEGRENSE: Oroville - EUA

quarta-feira, fevereiro 15, 2017

Oroville - EUA

*
Oroville
*
Até há bem pouco tempo ninguém fora dos EUA tinha ouvido falar da barragem de Oroville e do Lago de Oroville. É como em Portugal, onde apenas os portugueses, e aqui alguns espanhóis, conhecem a barragem do Alqueva.
O Lago de Oroville, onde fica a barragem com o mesmo nome, é um dos maiores lagos artificiais da Califórnia. A barragem, com cerca de 235 metros de altura, é a maior dos Estados Unidos da América. Pois, a barragem de Oroville tem uma fissura que vai provocar o seu fim, criando inundações que vão chegar longe.
A barragem de Oroville simboliza o estado a que chegaram as infra-estruturas dos EUA. Estradas, pontes, edifícios oficiais, também outras barragens, instalações eléctricas, canalizações de água e gás, saneamento básico, aeroportos, portos fluviais e marítimos, e outras, estão em pré-colapso.
Para os europeus, asiáticos, africanos, etc., os EUA “são” Nova Iorque, Califórnia e pouco mais. Mas, a verdadeira América não é só “isto”. É tudo o resto. E o “resto” é praticamente todo os EUA.
A vitória eleitoral de Donald J. Trump tem muito a ver com a existência de cidades desabitadas, com a enorme degradação das infra-estruturas, e, claro, pelo facto de Washington D.C., ela própria confundir os EUA com a tal Nova Iorque, Califórnia e pouco mais.
Os EUA perderam a inovação para a China e a Índia. Apenas a indústria militar está na vanguarda. E, desta forma, percebe-se quanto os americanos precisavam de mudar o rumo dos EUA, o que aconteceu com a eleição de Trump.
Tudo o mais, o que os bem-pensantes desta União Europeia em risco também de fissura(s), pensam e dizem da ‘nova’ América de Trump, como dirá o Povo Americano, “passa ao lado”.
O Plano Marshall reconstruiu a Europa pós Guerra Civil Europeia de 1914-1945. Agora os EUA precisam eles próprios de um Plano para a sua própria reconstrução em termos económicos e financeiros, e muito principalmente as suas principais infra-estruturas.